Diferenças entre include e require em PHP

O comando include e o comando require disponíveis na linguagem PHP, possibilitam a chamada de arquivos externos ao script em execução. Geralmente são utilizados para chamarem arquivos com funções úteis, arquivos de classes ou ainda arquivos que contenham o HTML de um menu, por exemplo.

Apesar de terem o mesmo propósito, o require e o include tem ligeiras diferenças, que fazem com que cada um deles, seja indicado para um determinado propósito, além do mais, os dois comandos tem uma variação: require_once e include_once. Vamos as explicações:

include: chama um arquivo externo. Se o arquivo não existir ou houver algum erro na hora da chamada do arquivo, o script gera um erro, porém continua em execução. Além disto, é permitido que sejam passados parâmetros por GET ao arquivo chamado, desde que seja chamado através de sua URL completa e que a diretiva allow_url_include do PHP esteja ativada.

include_once: tem a mesma função do comando include, porém chama o arquivo apenas se ele ainda não tiver sido chamado no arquivo atual, evitando assim, que o arquivo seja chamado 2 vezes ou mais no mesmo script.

require: chama um arquivo externo, porém se algum erro ocorrer na hora da chamada, aborta o script em execução.

require_once: tem a mesma função do require, porém chama o arquivo externo somente se ele ainda não tiver sido chamado por um outro comando executado anteriormente no script.

Espero que tenham compreendido,

Até a próxima 😉

2 pensou em “Diferenças entre include e require em PHP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.