Criando um CRUD com o bake do CakePHP

cakephp_logoNeste pequeno tutorial vou mostrar como criar um sistema CRUD (Create, Read, Update, Delete) utilizando a ferramenta bake disponível no framework CakePHP.

O CakePHP é um framework de desenvolvimento rápido para PHP. Já o bake é um utilitário presente no CakePHP capaz de gerar códigos de forma rápida, eliminando assim o trabalho chato árduo de criar CRUDs.

Vamos utilizar a versão 2.3.1 e vamos partir do princípio que você já tenha o CakePHP instalado e funcionado. Vamos utilizar também o MySQL 5.5.

Vamos começar pelo banco de dados, iremos ter 2 tabelas: products e categories. O arquivo SQL juntamente com o código estão disponíveis para download no fim do post. Nossas tabelas e campos irão usar uma nomenclatura em inglês para seguir a regra ‘convenção sobre configuração’, a qual o cake emprega muito bem. As tabelas terão a seguinte estrutura:

Products

  • id
  • category_id
  • name
  • description
  • price
  • code

Categories

  • id
  • name

Vamos partir do princípio que você já esteja familiarizado com a linha de comando e com o padrão MVC. Vamos então executar o arquivo cake.php passando como parâmetro o comando bake:

php /pasta_do_cake/app/Console/cake.php bake

Se você ainda não tiver configurado o banco de dados, ele irá executar um wizard para a configuração. Após isto, execute o script novamente.

Models

Com o script rodando, será exibido um menu. Iremos pressionar a tecla M, pois primeiramente iremos criar nossos modelos.

A primeira pergunta será sobre qual modelo queremos criar. Vamos começar pela tabela products. Após isto, serão feitas mais algumas perguntas, como por exemplo, quais critérios de validação cada campo precisa ter. Responda de acordo com as suas necessidades.

Logo após, será perguntado se a tabela possui alguma relação do tipo belongsTo, hasMany, hasOne. Responda que SIM. Automaticamente o cake irá detectar que um produto belongsTo uma categoria, ou seja, um produto pertence a uma categoria. Isso é detectado através do campo category_id da tabela products, que o cake reconhece automaticamente como um relacionamento. Após ter confirmado a criação do modelo, será feita uma pergunta sobre se você deseja instalar o PHPUnit. No nosso tutorial, responderemos sempre NÃO para esta pergunta.

Faça o mesmo procedimento para a tabela categories (lembre-se que a tabela categories não terá nenhuma relação do tipo belongsTo, hasMany, hasOne) e após isto seus modelos estarão criados.

Controllers

Agora vamos criar nossos controladores. Seguindo o mesmo procedimento de criação dos modelos, desta vez no menu vamos escolher a opção C, Controller.

Novamente você será questionado sobre qual controlador deseja criar. Vamos começar criando o controlador de produtos.

A próxima pergunta é se você deseja construir o controlador interativamente. Responda NÃO. Nas próximas perguntas, o bake irá perguntar se você deseja criar os métodos para listar, adicionar, editar, visualizar produtos. Vamos responder SIM a esta pergunta, pois ela irá criar os métodos para o nosso CRUD. A próxima pergunta será se queremos criar os métodos CRUD para a área administrativa do sistema. Iremos responder NÃO.

Com o controlador de produtos criado, vamos fazer o mesmo procedimento para o controlador de categorias.

Views

Com os controladores e os modelos criados falta apenas criar as visões. Para criar as visões, vamos seguir o mesmo procedimento para acessar o bake, porém no menu vamos escolher a opção V, View.

A primeira pergunta será para qual controlador iremos criar as visões. Vamos começar pelo controlador de produtos.

A próxima pergunta será se desejamos criar as visões interativamente. Vamos responder SIM. Após isto, será perguntado se desejamos criar as visões para as operações de CRUD. Vamos responder SIM. Por último o bake irá nos perguntar se desejamos criar as visões para a área administrativa do website. Vamos responder NÃO.

Após isto nosso sistema estará pronto. Vamos acessá-lo a através da URL: http://URL_DO_CAKE/produtcs. Onde products é o  nome do controlador.

Será exibida a pagina de listagem dos produtos. A partir de agora poderemos criar nossos produtos e categorias livremente. Note que quando você for cadastrar um produto, irá existir um campo automaticamente para a seleção de uma categoria. Isto se deve ao relacionamento belongsTo definido no modelo.

Os arquivos utilizados neste exemplo podem serem baixados AQUI.

Até a próxima 😉

2 pensou em “Criando um CRUD com o bake do CakePHP

  1. Israel Gilmar de Paula

    Como que o CAKEPHP trabalha com generalização / especialização?
    Se ele não trabalha, há alguma forma de contornar isto?

    Desde já agradeço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.