Redirecionando os downloads do seu site para sua conta no Dropbox

glyph-vflK-WlfkCostumo hospedar aqui no site, alguns arquivos para download (scripts, softwares e afins), porém de acordo com os termos de serviço do meu provedor de hospedagem, não é permitido hospedar estes arquivos para download. Não que eu tenha tido problemas quanto a isso, mas apenas para seguir a risca os termos, resolvi hospedar estes arquivos em minha conta no Dropbox (sem contar que fazendo isto, o consumo de banda também diminui).

Porém em vários posts, eu já tinha inserido os links para download destes arquivos, que seguiam o seguinte padrão /downloads/nome_do_arquivo. Para alterar os posts que eu já havia publicado, eu tinha duas opções:

  • Alterar o link do download em cada post.
  • Arrumar uma forma de continuar seguindo o mesmo padrão e redirecionar tudo que viesse após /downloads para a pasta pública da minha conta no Dropbox.

Por questões óbvias, escolhi a segunda opção 😛 . O Dropbox disponibiliza um link para a pasta pública de sua conta, que geralmente segue o padrão https://dl.dropboxusercontent.com/u/id_do_usuario/.

Bastou então uma simples regrinha de reescrita de URL no meu arquivo .htaccess e tudo estava resolvido:

RewriteRule ^downloads/(.*) http://dl.dropbox.com/u/107471993/downloads/$1

Até a próxima 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.