Comprimindo páginas com PHP e GZIP

Uma forma de diminuir o consumo de banda e aumentar o desempenho de um site é compactar o conteúdo de suas páginas, de forma que seu tamanho seja reduzido sem que ocorra perda no conteúdo. Isto pode ser feito de diferentes maneiras, neste post, vou mostrar como fazer isto utilizando PHP e Gzip.

Para compactar o conteúdo de suas páginas, basta adicionar a seguinte linha do topo do script. Lembre-se, esta deve ser a PRIMEIRA linha do script:

<?php ob_start(‘ob_gzhandler’); ?>

Vamos entender: chamamos a função ob_start() que é responsável por iniciar o buffer de saída e passamos como parâmetro a função ob_gzhandler(), que é uma função especialmente destinada para ser utilziada como função de callback para a função ob_start(). Ela é utilizada para determinar o tipo de compactação que o navegador do cliente aceita.

Após isto, o conteúdo da sua página já será enviado compactado ao cliente. Para realizar um teste, acesse o site http://www.gidnetwork.com/tools/gzip-test.php e digite o endereço da sua página.

Até a próxima 😉

2 pensou em “Comprimindo páginas com PHP e GZIP

    1. angelito Autor do post

      Não tem mistério, basta adicionar ob_start(‘ob_gzhandler’); na primeira linha do script e jogar qualquer coisa na tela após isto. Para conferir se está funcionando, basta utilizar a URL disponibilizada no post. 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.