A Hora UNIX

hora unixA hora UNIX é um relógio que marca a quantidade de segundos passados desde 1º de Janeiro de 1970 (UTC) até o momento atual. Foi criado com o objetivo de facilitar o cálculo de datas entre computadores, visto que o cálculo de datas feito através do formato ‘humano’ é difícil para um computador.

Na maioria das linguagens de programação existem funções para que seja possível obter a hora UNIX atual ou converter uma data para este formato.

Porém há um problema, visto que a hora UNIX é geralmente armazenada em uma variável do tipo signed int32, cujo valor suportado é 0 até 4294967296, portando há previsões que em 2038 ocorra uma espécie de bug do milênio na hora UNIX. A solução para isto é armazenar a hora UNIX em uma variável do tipo unsigned int64 e ficar livre de dores de cabeça por cerca de 290 bilhões de anos. 😛

Para saber a hora UNIX atual, fazer conversões e descobrir como obter a hora UNIX na sua linguagem de programação favorita, você pode acessar o Epoch Converter. Enquanto escrevo este post a hora UNIX é 1355486537.

(Obrigado Wikipédia)

Até a próxima 😉

 

1 pensou em “A Hora UNIX

  1. Natália

    Oi! Queria que soubesse que és muito capaz e inteligente! Que com sua perseverança e aprendizado, irá muito longe! Continue assim, batalhando por seus ideias que conquistando-os. Tenho orgulho de ti. Love u

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.