Novidades do PHP 7 – Parte 2/5: Scalar Type Hints

O PHP é uma linguagem fracamente tipada, ou seja, não dá muita bola em relação a tipos de dados. Uma variável pode conter um float, logo depois uma string e no final ainda pode se tornar um objeto.

Muitos não gostam do PHP por causa deste excesso de liberdade. Com a chegada do PHP 7, foi introduzido um recurso chamado scalar type hints, ou indução de tipo escalar. Assim, o programador pode definir o tipo de parâmetro que um método deve receber, o tipo de retorno de uma função, etc.

No PHP 5, isto já era possível, porém funcionava apenas com arrays e objetos. No PHP 7 foram introduzidos os tipos float, int, string e boolean. Porém para que o PHP “reclame” se um tipo incorreto foi passado ou retornado, a opção strict_types deve estar ativada.

Vamos a um exemplo prático:

<?php
declare(strict_types=1);
function foo(string $bar){
echo 'Bar: ' . $bar;
}
foo(0.2);
?>

Na primeira linha, estamos informando que o PHP deve executar a verificação de tipos, ou seja, deve reclamar caso algum parâmetro ou retorno de função esteja retornando algo diferente do esperado.

Logo após declaramos a função foo que deve receber uma string como parâmetro. Porém na chamada da função, estamos passando um float, logo, vamos receber um erro do tipo Uncaught TypeError.

Fique tranquilo, por padrão a verificação de tipos vem desativada. Para ver mais sobre type hinting, acesse o site oficial do PHP.

O próximo post será sobre o null coalesce operator.

Até a próxima 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *