Instalando o OpenBSD 5.2

openbsd_logoO OpenBSD é um sistema operacional da família BSD cujo foco principal é a segurança. É um dos sistemas operacionais mais seguros do planeta, tendo apenas 2 falhas de segurança descobertas na instalação padrão durante mais de uma década. Neste tutorial vou ensinar como instalá-lo da forma mais padrão possível. O download pode ser feito através do site oficial.

Vou instalá-lo em uma máquina virtual. Não vou abordar a configuração da máquina virtual pois este não é o foco. Vamos a instalação:

Após dar boot pelo CD de instalação, será exibida a tela de boot do OpenBSD. Apenas tecle enter.

screenshot_openbsd

Após isto, surgirá uma mensagem pergutando se você deseja instalar, atualizar ou utilizar o shell do sistema. Escolheremos a opção i, pois queremos instalar o sistema.

screenshot_openbsd

Após isto serão feitas diversas perguntas. Como faremos uma instalação mais ou menos padrão basta apertar enter em todas as opções, exceto nas opções onde você deve informar o hostname da máquina que esta sendo instalada e a senha do root. Se desejar selecionar alguma opção diferente em alguma das perguntas, basta pressionar a tecla ? (nas perguntas que suportam esta opção) para que seja exibida uma lista com as opções disponíveis.

screenshot_openbsd

Após mais uma série de perguntas, o OpenBSD por fim, começará a ser instalado.

screenshot_openbsd

Após a instalação ser concluída, serão feitas mais algumas perguntas. Depois de respondidas, basta digitar reboot, ejetar a mídia de instalação e o sistema será iniciado. Faça o login e pronto, o OpenBSD estará pronto para o uso.

screenshot_openbsd

Até a próxima 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.